INSTRUÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO IGC


(Índice do Grau de Complexidade)

1 — Sobressaliência (Overjet)

A sobressaliência é medida entre os dois dentes anteriores antagonistas (incisivos centrais e/ou laterais) que apresentam a sobressaliência maior. É medida a partir da face vestibular do dente posicionado mais para lingual (superior ou inferior), ao centro da borda incisal do dente posicionado mais para vestibular (superior ou inferior). Para uma sobressaliência de 0mm (topo a topo) a 0,9mm, 1 ponto é computado; de 1mm a 3mm, nenhum ponto é computado; de 3,1mm a 5mm, 2 pontos; de 5,1mm a 7mm, 3 pontos; de 7,1mm a 9mm, 4 pontos, e para os casos acima de 9mm, 5 pontos são computados. Em caso de sobressaliência negativa (mordida cruzada anterior), é computado 1 ponto por mm por cada dente em cruzamento.

2 — Sobremordida (Overbite)

Para sobremordida de 0,1mm até 3mm, nenhum ponto é computado; de 3,1mm a 5mm, 2 pontos são computados; de 5,1mm a 7mm, 3 pontos são computados; para os casos acima de 7 mm ou quando existir contato dos incisivos inferiores com o palato (sobremordida de 100%), 5 pontos são computados.

3 — Mordida Aberta Anterior

Para cada dente anterior (de canino a canino) que se encontra em relação topo a topo (overbite = 0mm), 1 ponto é computado por dente. Para cada milímetro adicional de mordida aberta, 1 ponto é computado para cada dente superior envolvido. Dentes não irrompidos ou bloqueados fora do arco não são computados.

4 — Mordida Aberta Posterior

Para cada dente superior (de 1o pré-molar a 3o molar) em situação de mordida aberta com o arco inferior, são computados 2 pontos por mm por dente. Dentes com irrupção parcial ou bloqueados fora do arco não são computados.

5 — Apinhamento – de 1o molar a 1o molar

Apenas o arco mais apinhado (superior ou inferior) é escolhido e avaliado. De 0mm a 1mm, nenhum ponto é computado. De 1,1mm a 3mm, 1 ponto é computado; de 3,1mm a 5mm, 2 pontos são computados; de 5,1mm a 7mm, 4 pontos são computados. Se o apinhamento for maior que 7mm, 7 pontos são computados.

6 — Oclusão (Classificação de Angle)

Para a posição da cúspide mésio-vestibular do primeiro molar superior ocluindo com o sulco vestibular do primeiro molar inferior ou até a cúspide mesio-vestibular (relação topo a topo), nenhum ponto é computado. Para uma posição de topo a topo até Classe II ou III, 2 pontos são computados por lado. Quando a relação é de Classe II ou III completa, 4 pontos são computados por lado. Quando a relação oclusal estiver além da Classe II ou III, 1 ponto adicional por milímetro é computado para cada lado. Os dois lados devem ser avaliados e computados em separado.

7 — Mordida Cruzada Posterior Lingual

Para cada dente superior da região posterior (de 1o pré-molar a 2o molar) que se encontra com sua cúspide vestibular em relação lingual à cúspide vestibular do dente antagonista, 1 ponto é computado.

8 — Mordida Cruzada Posterior Vestibular

Para cada dente superior da região posterior (de 1o pré-molar a 2o molar) que se encontra com sua cúspide lingual por vestibular em relação à cúspide vestibular do dente antagonista (mordida cruzada vestibular total), 2 pontos são computados.

9 — Cefalometria

ANB: Quando o ângulo ANB estiver entre -2 graus e 6 graus, nenhum ponto é computado. Quando for igual a 6 graus ou -2 graus, 4 pontos são computados. Para cada grau acima de 6 graus ou abaixo de -2 graus, 1 ponto adicional é computado.

SN-GoGn: Quando o ângulo SN-GoGn estiver entre 26 graus e 38 graus, nenhum ponto é computado. Quando for igual a 38 graus, 2 pontos são computados. Para cada grau acima de 38 graus, 2 pontos adicionais são computados. Quando for igual a 26 graus, 1 ponto é computado. Para cada grau abaixo de 26 graus, 1 ponto adicional é computado.

IMPA: Quando o ângulo IMPA for até 99 graus, nenhum ponto é computado. Quando for igual a 99 graus, 1 ponto é computado. Para cada grau acima de 99 graus, 1 ponto adicional é computado.

10 — Outros Problemas

Podem ser computadas outras condições que adicionam complexidade ao tratamento:

  1. Dentes supra-numerários, 1 ponto para cada dente.
  2. Anquilose de dentes permanente, 2 pontos por dente.
  3. Anomalia de forma ou tamanho dos dentes, 2 pontos por dente.
  4. Impacção (exceto terceiros molares), 2 pontos por dente.
  5. Desvio de linha média entre as arcadas superior e inferior ≥ 3mm, 2 pontos.
  6. Dentes perdidos (exceto terceiros molares), 1 ponto por dente
  7. Ausência congênita (exceto terceiros molares), 2 pontos por dente.
  8. Espaços generalizados, 4mm no arco, 2 pontos por arco.
  9. Diastema 2mm entre os incisivos centrais superiores, 2 pontos.
  10. Transposição dentária, 2 pontos para cada evento.
  11. Assimetria esquelética, tratada de forma convencional (não cirúrgica), 3 pontos
  12. Outras complexidades adicionais, 2 pontos por evento (identificar na ficha).
Visualizar explicação sobre a Medição do IGC

Quem Somos

O Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial é uma entidade constituída por iniciativa da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - ABOR, que tem como objetivo promover a excelência clínica na especialidade.

© 2024 - Todos os direitos reservados - BBO