A Fase I consiste em uma avaliação escrita relacionada a diferentes casos clínicos apresentados pelo BBO. Ela é abrangente e analisa o conhecimento clínico do candidato, com ênfase em conceitos de diagnóstico, planejamento e condução do tratamento. É realizada anualmente, no mês de março e, também, a cada dois anos, durante os congressos da ABOR.
A avaliação escrita consiste em diversas questões de múltipla escolha e uma questão subjetiva. O conhecimento que será exigido do candidato é aquele que faz parte do conteúdo programático dos cursos de Pós-graduação em Ortodontia existentes no Brasil e no exterior. Desta forma, a teoria incluída nas questões faz parte da literatura comumente utilizada para a prática clínica, com base em evidência científica, à despeito da técnica ortodôntica de preferência do candidato. Na questão subjetiva, o candidato terá oportunidade de expressar melhor suas ideias sobre as várias etapas do tratamento ortodôntico.
As questões formuladas têm uma aplicação clínica direta. O BBO tem solicitado perguntas a educadores do país e do exterior, e estas são revistas e aperfeiçoadas pela Diretoria. Apenas com o objetivo de contribuir com os candidatos e cursos de pós-graduação, o BBO disponibiliza uma lista de livros e artigos importantes para a prática ortodôntica. (Bibliografia recomendada)
As Fases I e II podem ser realizadas conjuntamente. Contudo, vale ressaltar que, caso seja do interesse do candidato, a Fase I pode ser realizada primeiramente, tendo-se até dez anos para a realização da Fase II.
O pagamento da taxa referente à Fase I deve ser realizado no ato da inscrição, por meio de Cartão de Crédito ou Débito.
Para a inscrição no Exame da Fase I, os seguintes documentos devem estar digitalizados:
O Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial é uma entidade constituída por iniciativa da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - ABOR, que tem como objetivo promover a excelência clínica na especialidade.