Sobre nós

História

A ideia da criação do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO) nasceu da necessidade de se estabelecer padrões de excelência clínica no exercício da especialidade. Dando início à concretização desse projeto, em outubro de 1998, por iniciativa da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), foi criada a Comissão de Implantação do Exame para Especialistas em Ortodontia. Essa comissão apresentou projeto para a implantação do BBO durante o 2º Congresso da ABOR, realizado em outubro de 1999, em Florianópolis. O projeto foi discutido e avaliado em Reunião Ordinária pelo Conselho Superior da ABOR, tendo sido aprovado em sua essência e com o apoio da totalidade de seus membros. Com a finalidade de adquirir experiência internacional e conhecer mais sobre a filosofia de um Board, membros da Comissão de Implantação foram para Chicago, EUA, em abril de 2000, onde participaram do International Symposium of the American Board of Orthodontics (ABO). O ABO possuía uma experiência bem-sucedida, de mais de 70 anos, no processo de certificação de especialistas. Essa reunião trouxe valiosa contribuição para os trabalhos do BBO, uma vez que permitiu conhecer os fundamentos do American Board of Orthodontics, assim como estabelecer contato com membros de sua diretoria e obter apoio e colaboração dos ortodontistas americanos. Em agosto de 2000, foi eleita a primeira Diretoria do BBO, composta pelos Drs. Roberto Mário Lima Filho, Carlos Jorge Vogel, Francisco Damico, Estélio Zen, Anna Letícia Lima, Ana Maria Bolognese, José Nelson Mucha e Telma Martins de Araújo. A legitimidade para exercer os cargos foi obtida por meio de exames realizados durante o 101º Congresso da American Association of Orthodontics (AAO), na cidade de Toronto, Canadá, no dia 7 de maio de 2001. Os membros do BBO foram examinados por dois ex-presidentes do ABO, os Drs. Eldon Bills e Jack Dale Durante o 3º Congresso da ABOR, ocorrido em outubro de 2001, em Recife, o estatuto do BBO foi aprovado pelo Conselho Superior da ABOR. A oficialização do BBO ocorreu em setembro de 2002, com registro, em cartório, da Ata de Fundação e do Estatuto Social. Uma vez fundado, constituído, legitimado e oficializado, grande esforço foi então implementado com o objetivo de definir as diretrizes que norteariam os exames de diplomação. O primeiro ocorreu em março de 2004, na cidade de São Paulo. Nos anos seguintes, sempre no mês de março, o exame foi realizado nas cidades de São José do Rio Preto (2005), São Paulo (2006), Rio de Janeiro (2007, 2008 e 2009), Salvador (2010 e 2011), Curitiba (2012), São Paulo (2013), Porto Alegre (2014), Belo Horizonte (2015), Florianópolis (2016), Porto Alegre (2017), Rio de Janeiro (2018) e Vitória (2019). No próximo ano, também no mês de março, o exame ocorrerá em Salvador.

Ao longo do tempo, o BBO vem estimulando em nosso país, a obtenção de padrões de excelência clínica no exercício da Ortodontia, com profissionais diplomados na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Vale ressaltar o caráter pioneiro desta iniciativa que, à semelhança do que ocorreu nos Estados Unidos, certamente, servirá como exemplo para as demais especialidades das áreas odontológica e médica, pois a certificação pelo Board é um critério muito importante para valorizar a especialidade.